Há Coisas Do Carago

Há Coisas Do Carago

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Não tentem fazer isto em casa...


Phineas Gage (1819-1960) foi um australiano que, num acidente com explosivos, teve seu cérebro perfurado por uma barra de metal , sobrevivendo apesar da gravidade do acidente. Após o ocorrido, Phineas, que aparentemente não tinha sequelas, apresentou uma mudança acentuada de comportamento, sendo um objeto para estudo de caso muito conhecido entre os neurocientistas.


Às 4 e meia da tarde de 13 de setembro de 1848, um grupo de operários estava dinamitando um rochedo para contruir uma estrada de ferro. Gage foi o encarregado de vazar a pólvora dentro de um profundo furo aberto na rocha. No momento em que ele pressionoua pólvora no buraco, o atrito fez uma faísca, o que a fez explodir.
A exploção resultante projetou a barra de um metro de cumprimento contra seu crânio a alta velocidade. A barra entro pela bochecha esquerda destruiu o olho, atravessou a parte frontal do cérebro, e saiu pelo topo do crânio, do outro lado. Gage perdeu a conciência imediatamente e começou a ter convulsões. Porem ele recuperou a consciência momentos depois, e foi levado ao médico local Jonh Harlow que o socorreu. Incrivelmente, ele estava falando e podia caminhar. Ele perdeu muito sangue, mas depois de alguns problemas de infecção, ele não só sobreviveu à lesão, como também se recuperou bem, fisicamente.


Durante três semanas a ferida foi tratada pelos médicos. Em novembro, Gage já circulava pela vila.
Mas se tornou o exato contrário do antigo Gage, Amável e eficiente, em um homem de mau gênio, grosseiro, desrespeitoso com os colegas e incapaz de aceitar conselhos. Os planos feitos para o futuro foram abandonados, e passou a agir sem pensar na consequências. Deixou de conviver com os amigos. Sua transformação foi tão grande, que todos diziam que "Gage deixou de ser Gage".

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado por so avisares agora k n posso fazer isto em casa...

Anónimo disse...

n tens msm nada para fazer em cerveira, pois n...?